12/05/09 - 08h00 - Atualizado em 12/05/09 - 10h10
Goleiro do Benfica, que fechou o gol contra o Barça em 2006 e pegou até pênalti do Gaúcho, fica animado com rumor sobre troca-troca com Bruno
O Barcelona que ganhou a Liga dos Campeões de 2006 teve de destronar pelo caminho adversários do primeiro escalão no futebol mundial, como os ingleses Chelsea e Arsenal e o italiano Milan. Mas engana-se quem pensa que o duelo com o Benfica, pelas quartas-de-final, foi fácil. Depois de perder um caminhão de gols e empatar em 0 a 0 em Lisboa, o Barça enfim venceu por 2 a 0 no Camp Nou e se classificou. Antes de balançar a rede, o time catalão teve um pênalti perdido por Ronaldinho. O Gaúcho parou nas mãos de outro brasileiro: o goleiro Marcello Moretto, destaque maior daquele confronto.
Ronaldinho bate o pênalti no Camp Nou e Moretto voa para fazer a defesa
- Foi o momento mais alto da minha carreira. Estava acostumado a ver a Liga dos Campeões pela TV no Brasil. De repente estava lá, ouvindo aquele hino da Liga, que é demais. Eu me destaquei muito também contra o Liverpool, quando fui muito bem e o Benfica os eliminou, eles que eram os campeões. Depois teve o jogo contra o Barcelona, na Luz, que foi 0 a 0 mas que era para ser no mínimo cinco para o Barcelona - lembrou Moretto, ex-Portuguesa de Desportos, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
No jogo de ida, no Estádio da Luz, Moretto fechou o gol e recebeu os cumprimentos de Ronaldinho
O goleiro teria ainda boa atuação no jogo de volta, no Camp Nou. Ronaldinho teve um pênalti por cobrar logo no início da partida e bateu forte, à meia altura, no canto direito de Moretto, que voou e espalmou.
- Eu já tinha acompanhado os últimos três que ele bateu. Um jogo antes, ele cobrou no lado contrário. Esperei um pouco para pular, para atrapalhar ele, e deu certo - acrescentou Moretto, que não foi capaz de segurar o melhor ataque da Europa naquela época e viu o sonho do título descer pelo ralo.
As atuações do brasileiro no gol benfiquista eram a continuidade ao bom trabalho que ele desempenhou no Vitória de Setúbal. O desempenho de Moretto fez com que Porto e Benfica brigassem pela contratação do goleiro, que acabou por sair da história com a imagem um pouco arranhada, acusado de acertar com um clube e depois voltar atrás.
Marcello Moretto com a esposa Ione e as filhas Maria Eduarda e Maria Luíza. O terceiro filho, Marcelinho, chegou há menos de um mês
Conforme o próprio Moretto conta, pressões diversas minaram sua situação junto ao Benfica. Além do desgaste pela briga Benfica x Porto, o brasileiro viu a imprensa portuguesa pedir, às vésperas da Copa do Mundo, a escalação de Quim, goleiro da seleção.
- O Quim era o goleiro titular do Benfica, e ele era da seleção. Ele estava sem levar gols havia quatro jogos e eu cheguei, fiz três treinos e virei titular. Aquilo não caiu bem entre os adeptos (torcedores). Naquela altura eu havia sofrido apenas três gols em 16 jogos. Para a imprensa eu era o melhor goleiro de Portugal e de repente passei a ser o pior. Era época de Copa, a imprensa começou a pressionar e houve um desgaste com os adeptos. Até chegar ao ponto em que eu vi que não dava para continuar, e fui para a Grécia - disse Moretto, referindo-se à sua passagem por empréstimo ao AEK (temporada 2007-2008).
saiba mais
Os dias em Atenas foram muito bons, conta o goleiro. O AEK chegou a mostrar interesse em ficar com Moretto em definitivo, mas não houve acordo financeiro com o Benfica e ele foi devolvido aos encarnados no início desta temporada. Sem espaço no clube (é o terceiro goleiro), o brasileiro, que tem contrato até 2011, não esconde a vontade de sair. E não só do Benfica.
- Quero ir embora de Portugal. Há dois ou três clubes daqui com interesse, mas quero ir embora de Portugal. Com todo este desgaste, aqui, se eu tomo gol de pênalti, é falha minha. Dou prioridade se surgir algum negócio no Brasil, já que estou há quase seis anos aqui. Minha esposa e minhas filhas já falaram no interesse em voltar para o Brasil. Mas vamos aguardar este dois meses do fim desta época (temporada) e do início da outra para resolver - declarou Moretto, que usa termos como do português europeu (adeptos, época e guarda-redes, por exemplo) seguidamente ao falar.
Futuro no Flamengo? Goleiro gosta da ideia
Moretto, 31 anos, revela ter propostas de clubes da Romênia e da Turquia e ainda sondagens de clubes ingleses e espanhóis. Mas para vingar uma transferência num grande centro, o goleiro precisa ter o passaporte italiano, que ele acredita conseguir até junho.
Moretto voa para fazer uma defesa
Para o futebol brasileiro, Moretto revela que não há proposta oficial. Mas um rumor surgido na mídia portuguesa o faz sonhar: jogar pelo Flamengo .
- Houve uma conversa através da imprensa sobre a possibilidade de haver uma troca caso o Bruno saísse do Flamengo para o Benfica. Eu entraria na negociação. O Benfica está interessado nele e haveria a possibilidade de eu voltar para o Brasil. Quem não gostaria de jogar no Flamengo? É um clube que eu admiro, um clube grande, tem a maior torcida do país. É um clube que luta por objetivos e minha vontade é essa, ser campeão, jogar uma Libertadores... O Flamengo tem estes requisitos, um clube que briga sempre, tem uma torcida fanática e você joga sempre sob pressão. Isso é que é gostoso - finalizou Moretto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário